Exposição “Breaking e Suas Expressões” do Fotógrafo The Sarará – (Clique e Compartilhe)
Atenção Manos e Minas,
O bom filho a casa torna, mostrando o que viu de melhor no mundo da dança.
A Câmara de Cultura de São Bernardo do Campo abre suas portas, entre os dias 18 de maio a 28 de julho de 2018, para a Exposição “Breaking e suas Expressões”, do conceituado fotógrafo da cultura Hip Hop, Laerte de Souza Rodrigues, mais conhecido como The Sarará. O artista apresenta, de uma forma singular, com riqueza de detalhes nos movimentos, fotografias de breaking e danças urbanas tiradas em diversos eventos espalhados pelo Brasil.
É a terceira vez que faz uma exposição individual. No entanto, dessa vez, o gosto é especial por ser em sua terra natal. Sarará nasceu em São Bernardo do Campo, se formou em Educação Artística, Gestão de Projetos, Teologia e atualmente cursa Pedagogia. Amante da cultura das ruas, iniciou a caminhada dançando Breaking, em seguida aprendeu a arte do Graffiti. Na faculdade, começou a admirar a fotografia e viu uma grande falta de fotógrafos especializados em captar os movimentos rápidos e imprevisíveis que o Breaking e Danças Urbanas proporcionam, então, começou a fazer o que ninguém fazia: captar sentimentos e emoções de dançarinos de rua nos seus melhores momentos e performances.
Com isso, atua há 10 anos dentro da cultura urbana, desenvolvendo eventos e trabalhando na área educacional, trazendo qualidade e funcionalidade a este trabalho no qual vem se destacando. No final do ano passado, recebeu o Prêmio de Melhor Fotografia de Breaking Latino Americano e através do seu reconhecimento realizou a sua primeira exposição de fotografias de breaking individual dentro do Shopping Praça da Moça, tendo como inspiração a comunidade onde cresceu e a forte influência da cultura Hip Hop. Os trabalhos desenvolvidos trazem uma visão de melhoria para as comunidades, dando assim, uma nova perspectiva e objetivo aos jovens.
Para o curador da exposição, Roger Ramos, que atuou como mediador e educador nas principais exposições de arte contemporânea, moderna e clássica do Brasil, em algumas instituições como Centro Cultural Banco do Brasil, de 2013 a 2015 e SESC Santo André, em 2012, é necessário preservar as experiências poéticas. Sobre o fotógrafo The Sarará e sobre a exposição, ele explanou:
“Engajado fotógrafo, Sarará se aplica a fotografar, catalogar e abrir o diálogo com o universo de uma das linguagens estéticas do movimento Hip Hop, suas múltiplas danças urbanas, especialmente o Breaking, trazem em sua epistemologia uma narrativa, mesmo que inconsciente ou somente materializada no gesto, de preservar sua cosmovisão no ato de desenhar no tempo e no espaço. Redirecionando a energia destrutiva dos padrões de violência contra a juventude negra latina na física quântica em seus movimentos. Única, a partir de uma possibilidade simples, a cultura Hip Hop salva, emancipa, empreende e sustenta através da arte e do amor ao outro”, conclui.
A inauguração da Exposição “Breaking e suas Expressões” acontece no dia 18 de maio, às 19h, podendo ser visitada pelo público de segunda a sexta das 9h às 16h. A entrada é gratuita.
Assessoria de Imprensa
Mazza On House
mr1assessoriadeimprensa@gmail.
Data: 18/05/2018 – (sexta-feira)
Horário: 18h às 21h
Local: Câmara Cultural de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Marechal Deodoro, nº 1.325 – Centro
Cidade: São Bernardo do Campo/SP