Artista Nah Tintaliga Apresenta “Obra Santa Rua – 2019/2020” – Portal OH2C
OBRA SANTA RUA – (2019/2020)
Tela que me fez refletir e estudar sobre as religiões. Não faço parte de nenhuma religião, mas não quer dizer que eu não seja religiosa. Essa tela me faz pensar em minha Mãe que é devota de Nossa Senhora de Aparecida. Pensar na fé.
Eu não consigo ter identificação com as imagens existentes de representações divinas. Encontrei essa madeira na rua e fiz a Santa RUA. Uma imagem de braços abertos que representa o acolhimento. Há fragmentos de paisagens da cidade e as mazelas sociais, xarpi, pixação, favelas, periféricos. Santa Rua não tem olhos, mas tem olhar. O olhar da diversidade. Quando olho pra ela, desejo que ela proteja as prostitutas, as bixas, moradores e moradoras de rua, maloqueiros e maloqueiras. Em várias pessoas que sofrem, mas que conseguem viver momentos felizes nas ruas em tantas situações.
Santa RUA nasceu também do meu sentimento profundo com as ruas. De ser uma mulher que não anda com medo pelo contrário, me sinto confiante em muitos lugares. É uma força inexplicável. Amo estar nas ruas. Sem medo e feliz.
O que eu desejo é que não tenhamos medo de andar nas ruas e que vivamos a cidade com dignidade após esse momento de quarentena. Que não fiquemos entocados dentro de casa pra sempre.
Essa obra faz parte da minha exposição “MUNDO DA RUA” que iria apresentar dia 21 de março em São Mateus, mas adiamos o evento por conta do virus covid-19. Não temos data ainda.
Boto fé na Santa RUA e sigo esperançosa para com o povo das periferias capitalistas.
Acompanhe Nah Tintaliga nas redes sociais:
Instagra: @nah_tintalig
Facebook: naathalyviana
Flickr: people/tintaliga