A Cidade Estrutural/DF, Receberá uma Edição Inédita do Esquenta Latinidades – (Clique e Compartilhe)
Dia 25 de Julho, data em que se comemora o Dia da Mulher Negra Latino – Americana e Caribenha.A Cidade Estrutural receberá uma edição inédita do Esquenta Latinidades, uma tarde de atividades em comemoração aos 10 anos do Festival Latinidades, que contará com rode de conversa, representada por mulheres negras de vários estados, dentre elas, a cantora e ativista cultural Martinha do Coco.
Além de exposição, espaço infantil, intervenções artísticas com a Cia Bisquetes, primeira Cia de Teatro LGBT negra de Brasília, formada na Cidade Estrutural, e apresentações artísticas com a Dj Selektha Joy e as Mcs Lidia Dallet e Helen Nzinga. Finalizando um sarau cheio de orgulho negro com a participação do Coletivo Hubs das Pretas.
Links de videos:
Afro Hubs – https://www.youtube.com/watch?v=UN0hAJllj4w
Martinha do Coco – https://www.youtube.com/watch?v=YhZ2-9m4jWs
Lidia Dallet – https://www.youtube.com/watch?v=9zGSyoUcLLQ
Press Release:
O Latinidades Afrolatinas, maior Festival de Mulheres Negras da America Latina, começa dia 27 de julho. E, para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no dia 25 de julho será realizado o Esquenta Latinidades, ação que envolve roda de conversa, sarau, discotecagem, exposição, apresentações artísticas e atividades infantis. Esta é uma iniciativa fruto da parceria entre o Festival Latinidades e ONGs de Brasília (Inesc), Rio de Janeiro (Fase, Ibase e Criola), Recife (Fase) e São Paulo (Ação Educativa, Instituto Pólis e Oxfam Brasil), responsáveis pelo projeto Mulheres Jovens Negras na Luta contra o Racismo e o Sexismo.
O evento acontecerá no Coletivo da Cidade, organização localizada na Cidade Estrutural (DF), que atende crianças e adolescentes e atua como importante espaço de convivência comunitária e capacitação profissional para os moradores da Estrutural.
Abrindo a programação haverá uma roda de conversa com a presença de mulheres que atuam na luta pela igualdade de gênero e raça: Dyarley Viana, assessora do Inesc; Joyce Fernandes, conhecida como Preta Rara, cantora, militante, turbanista e professora de História; Lúcia Xavier, coordenadora geral da ong Criola, e Martinha do Coco, uma das vozes culturais que reverberam na cultura popular no DF e entorno. Além de participar da roda de conversa, Martinha do Coco também apresentará seu repertório nordestino com gêneros como xaxado, forró, maracatu e o coco, ritmo que a consagrou. Uma tarde para resgatar nas participantes, ancestralidade, empoderamento, autoestima e engajamento.
Na ocasião ainda haverá intervenção artística da Cia Bisquetes, companhia de teatro da Cidade Estrutural e a primeira de Brasília composta por gays, lésbicas e transexuais negras.
Para embalar o ritmo da tarde convidamos a Dj Selektha Joy, integrante do coletivo de mulheres Dub Sestras, que levará ao púbico influências da música negra mundial. Incrementando a tarde as Mc’s Lídia Dallet e Helen Nzinga chegam com suas rimas enriquecidas de orgulho negro. Outro destaque da programação será o sarau “O futuro em nossas mãos” que contará com a participação do Hub das Pretas, coletivo que atua para construir referências boas para outras mulheres e meninas negras.
Venham conferir!!
PROGRAMAÇÃO:
15h00 – Recepção, credenciamento, lista de presença.
– Discotecagem com Selektha Joy
– Abertura da Exposição “A Cidade é feminina”.
– Espaço Erezinho
15h30 – Intervenção – Cia Bisquetes
15h40 – Papo Preto Periférico – “Conhecer o passado é fortalecer o presente e garantir o futuro”.
– Dyarley Viana (Inesc)
– Joyce Fernandes / Preta Rara (Cantora, militante, turbanista e professora de História)
– Lúcia Xavier (Coordenadora Geral de Criola)
– Martinha do Coco (Cantora)
17h20 – Discotecagem – Selektha Joy + Mc’s Helen Nzinga e Lidia Dallet.
17h40 – Martinha do Coco
18h30 às 19h – Sarau – “O futuro em nossas mãos” – Hub das Pretas
Serviço: Esquenta Latinidades – Roda de Conversa, Sarau, Apresentação Artística, Exposição e Discotecagem.
Programação Gratuita
Programação completa do Festival Latinidades em: http://www.afrolatinas.com.br
Classificação Livre
Mais Informações: (61) 98616 439
Parceiros: Coletivo da Cidade, Ação Educativa, Criola, Fase, Ibase, Inesc, Instituto Pólis
Data: 25/07/17 – (terça-feira)
Horário: 15h às 19h
Local: Coletivo da Cidade – Estrutural
Endereço: Q: 3, Conj 11, Área Especial 2 – Estrutural
Cidade: Brasília/DF