Plataforma “Skate Para Todos” Chega em São Vicente/SP Litoral Sul de São Paulo e Acontece nos dias 29 e 30/10 – (Clique e Compartilhe)
Salve Galera,
Neste final de semana, a Plataforma Skate Para Todos será montada em São Vicente, litoral sul de São Paulo.
por Redação Almasurf, 26/10/2016
Em uma iniciativa da Almasurf, neste final de semana acontece mais uma etapa da Plataforma Skate Para Todos 2016, desta vez em no Parque de São Vicente (SP).
Depois de passar por São Caetano e São Bernardo, na grande São Paulo, e por Piracicaba, interior paulista, esta foi é segunda passagem do Skate Para Todos por uma cidade do litoral paulista.
A última etapa aconteceu há duas semanas, com aulas gratuitas na pista de Boiçucanga, São Sebastião (SP), com cerca de 70 alunos inscritos num fim de semana de sol e uma ótima sintonia entre os iniciantes acompanhados por suas famílias, ao lado dos praticantes habituais, que receberam muito bem o evento na comunidade e se engajaram de corpo e alma ao projeto.
Como toda a Plataforma Skate Para Todos é promovida graças à lei de incentivo ao esporte, ouvimos o deputado Antonio Carlos Mendes Thame, autor da lei, para falar sobre esta iniciativa da Almasurf.
“Quero parabenizar a iniciativa da Almasurf pela realização do Skate Para Todos 2016”, disse o parlamentar.
“Mais do que um encontro entre os que amam o esporte, o evento se alinha com o que pensamos quando se fala em inclusão. Está em perfeita conexão com o projeto de lei de incentivo ao esporte amador, de minha autoria, que vem projetar o esporte como uma alternativa extraordinariamente saudável para a integração do jovem à sociedade”, diz o deputado federal pelo PV.
Em busca desta chamada “integração” sugerida pelo deputado, Claudete Souza, 38 anos, levou o filho Guilherme, 11 anos, para um fim de semana na praia e aproveitou para conhecer as instalações do Skate Para Todos.
“O menino ficou louco para aprender a andar, pois onde mora não existe pista por perto”, disse Claudete. “Ele gosta muito de skate por acompanhar o programa Malhação”, revela a moradora da capital paulista.
De São Sebastião, Igor Viana Costa, 37 anos, também aproveitou para inscrever o filho no evento, depois de um passeio pela pracinha de Boiçucanga. Já Tatiana Pereira das Neves, 36 anos, moradora de Boiçucanga, ficou sabendo do Skate Para Todos depois que amigos telefonaram para avisar sobre o evento.
Quem chamou a atenção de todos no evento foi o ator Guilherme Seta de Morais Souza, astro do seriado Carrossel, do SBT. Depois de fazer muitas selfies com os participantes, o garoto não se intimidou e mostrou ser um bom skatista, com bons truques nas rampas.
Nesta etapa, houve também o apoio de Michelli Castilho, pessoa com deficiência e que trabalhou com todo o empenho para atender a todos nas inscrições e ainda teve tempo de brincar nas rampas com seu irmão skatista.
Diante do sucesso nesta iniciativa, todas as etapas do Skate Para Todos vão contar com alguma pessoa com deficiência, no sentido de promover inclusão completa em todos os sentidos do evento.
Plataforma Skate Para Todos Além de clínicas que envolvem aulas práticas com profissionais, técnicas de montagem e desmontagem, uso correto dos equipamentos de segurança e outros detalhes dos boardsports sobre rodinhas, o Skate Para Todos é mais uma celebração do esporte e da cultura de rua, com o objetivo de promover inclusão e formar novos praticantes.
As aulas e as inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem comparecer munidos de documentos, além de muita disposição para aproveitar a oportunidade de iniciar num dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo.
Skatistas abaixo de 18 anos devem comparecer sempre de tênis, acompanhados de pai ou responsável para autorizar a inscrição.
Cada aula tem duração de uma hora e elas acontecem neste sábado e no domingo nos seguintes horários: 9hs, 10hs, 11hs, 14hs, 15hs, 16hs, com intervalo das 12 às 14hs para o almoço.
Dinâmica das aulas
10 minutos – Equipamentos de segurança, noções de conscientização e importância do uso. Em seguida, aquecimento e alongamento dos alunos.
5 minutos – Monitor descreve história do skate, bem como cita destaques nacionais e, mitos internacionais e referências no esporte.
10 minutos – Desmontagem, montagem e regulagem do skate.
35 minutos – Aula teórica e prática com auxílio de monitores e assistentes.
História do Skate Para um melhor entendimento, a tradução de Skateboard é patins numa prancha, porém no Brasil ficou conhecido como Skate.
Não sabe ao certo como e quando o Skate surgiu, mas foi nos Estados Unidos, num processo ao longo da primeira metade do século 20, talvez derivando dos rollers scooters, espécie de patinete fabricados a partir de 1900.
Recentemente descobriram que em 1918, um então garoto norte americano chamado de Doc Heath Ball, já havia desmontado eixos e rodas de patins e fixado numa madeira. Porém, ele não andava de pé e sim com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso.
No final dos anos 50, quando não havia ondas no litoral da Califórnia, surfistas tentavam imitar as manobras de Surf usando rodas e eixos montados em pranchas de madeira.
O primeiro skate fabricado e comercializado em série foi o Roller Derby em 1959.
Naquela época, milhões de skates foram vendidos, mas as rodas eram de ferro e por escorregarem demais, aconteceram muitos acidentes. Assim, a sociedade norte-americana fez campanha para banir o novo esporte, o que fez levar muito tempo para o skate ganhar credibilidade novamente.
No Brasil Os principais acontecimentos de Skate no Brasil foram pesquisados no livro “A Onda Dura”, de Eduardo de Brito, nas revistas Tribo Skate e CemporcentoSkate, mais os sites Skatecuriosidade e Skate Cultura.
O skate começou primeiro no Rio de Janeiro, provavelmente trazidos por filhos de americanos e por poucos brasileiros que viajavam para os Estados Unidos naquela época, principalmente por quem estava começando a surfar no Brasil.
Incentivados pelos anúncios da revista americana Surfer, o Surfinho, como chegou a ser chamado na época, era feito de eixos de patins com rodas de borracha ou por ferro presos numa madeira qualquer.
Os primeiros skatistas praticavam nas Ladeiras da Rua Maria Angélica e do Cedro, no Rio de Janeiro (RJ); ou na Pracinha do Skate no bairro do Sumaré em São Paulo (SP).
Divulgação do Skate na revista Pop, a principal voltada ao público jovem, a partir de 1972, ajudou a popularizar a imagem do skater.
Plataforma Almasurf O projeto Para Todos inclui eventos de Skate, Surf e Praia, Stand Up Paddle, Kitesurf e Windsurf. A Almasurf também realiza anualmente o Festivalma, maior evento itinerante de cultura do surf no mundo, com exibição de obras de arte, relíquias, literatura e tudo que envolve o esporte dos Kahunas do Havaí.
Confira os canais Almasurf: Almasurf | Facebook | Instagram | You Tube
Skate Para Todos é um evento realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com patrocínio Urbano, Tigre e New Era; apoio da Traxart, Revista Rolling Stone, Secretaria Municipal de Esportes de São Sebastião e Associação de Karate Kyokushin Oyama; e realização da AlmaSurf e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.
Calendário Skate Para Todos 2016
29 e 30/10/2016 – São Vicente – Praça Mateo Bei, s/n, Pista de Skate do Jockey Club.
05 e 06/11/2016 – Praia Grande – A. Pres. Castelo Branco S/N – Aviação
12 e 13/11/2016 – Mogi das Cruzes – Parque Botira – Próx. Estação de Trem dos Estudantes
19 e 20/11/2016 – Santos – Av. Pres. Wilson S/N próximo à Rua Santa Catarina – José Menino
26 e 27/11/2016 – Parque Chácara do Jockey – São Paulo
Informações
Alceu Toledo Junior – mtb 0079222/SP
(11) 3744 3711 / (11) 95604 2245
juninho@almasurf.com.br
SKATE PARA TODOS
Pratique, Transforme, Inspire-se!
Viva Sobre Pranchas
www.skateparatodos.com.br
Facebook
Instagram