Nova Geração do Hip Hop Percorre Galerias e Ruas de São Paulo – Portal OH2C
As crianças, sem dúvida, são o futuro e a continuidade! Quem já percebeu isso são os veteranos da Cultura Hip Hop em São Paulo. Bem no meio da rua, onde tudo começou, Guiga (54), Presidente da Federação Paulista de Breaking, junto com outros grandes nomes como o B-Boy Chileno (61) e B-Girl Cris (43), nesse último sábado receberam e guiaram carinhosamente um grupo de crianças notáveis vindos da cidade de São José do Rio Preto e do litoral de São Paulo pelas galerias e ruas, contando um pouco da história da Cultura Hip Hop no Brasil.
As crianças de São José do Rio Preto fazem parte da Família UniVersos, comandada pelo arte-educador Robertinho “Filho do Céu”. As do litoral, B-Boy Eagle (12) e B-Girl Angel (9) são da Dream Kids Brasil e são treinados pelo Coach Eder Devesa, de São Paulo e pelo Personal Ju Costa, de Itanhaém. Juntos, essas crianças seguiram pelas ruas encantados por toda a história que ouviram de quem com as próprias mãos, pés e movimentos mágicos a escreveu. Houve momentos emocionantes, como a chegada no ponto onde tudo começou, B-Boy Chileno se emocionou e disse: “Parece que passa um filme nas nossas cabeças, muitas vezes dançávamos aqui e a polícia chegava, éramos obrigados a sair”. São de Luciana, jornalista, mãe das crianças do litoral, as palavras: “Ainda bem que os tempos são outros… Mas é muito importante para essas crianças conhecerem a origem e a história do Hip Hop no Brasil, serão B-Boys, B-Girls, MCs, DJs e Grafiteiros mais conscientes. Num momento que se fala até em incluir o Breaking nas Olimpíadas, que no nosso caso enxergamos com bons olhos, esse é o segredo da nova geração: não perder a essência das ruas, ensinar e educar mostrando a importância do início para que fosse possível chegar nos dias de hoje.
A presença dos veteranos na vida desses pequenos e a troca de informações é a melhor escola para a formação de adeptos da cultura mais conscientes. B-Boy Eagle e B-Girl Angel sempre frequentam os encontros mensais da São Bento e nos sentimos queridos por todos. É um momento entre família!”, conclui.
Chegando na galeria, foram recebidos e acolhidos por Marcelo, responsável pela loja Anti Dopyn, que presenteou cada criança com uma camiseta, entendendo a importância dos mesmos para a cultura. Depois saíram em direção ao “Templo do Breaking” (é assim que é conhecido o páteo da estação São Bento do Metrô), onde foram recebidos pelos demais B-Boys e B-Girls que já os aguardavam para mais um grande encontro mensal. Tiveram espaço garantido na festa, entre os adultos o futuro já começava a conquistar seu lugar na história. Era possível escutar crianças na rima e ver B-Boys e B-Girls da nova geração agitando as rodas de Breaking. Ainda no evento foram arrecadados e doados agasalhos para os moradores de rua da região.