Confira a Entrevista da Skatista Thaís Yeleni no Projeto “Vocês Escolhem, Vocês Decidem”- (Clique e Compartilhe)
Projeto Vocês Escolhem, Vocês Decidem.
E a escolhida foi diretamente do Distrito Federal a Atleta do Skate e do Surf “Thaís Yeleni”
Nós do Portal OH2C, fomos em busca da atleta que atualmente mora em Brasília/DF, que vem se destacando no Longboard Classic e no Wake Surf, e perguntamos tudo que vocês internautas gostariam de saber.
• Campeã Brasileira de Skate Longboard Classic 2015;
• Campeã Brasileira de Wake Surf Amador Feminino, Classificada para o mundial 2015 e 2016;
• Empresária, Fundadora da Academia de Natação New Wake;
• Organizadora de Eventos Esportivos, Idealizadora do Campeonato de Skate Classic Brasil.
[ clique aqui ] Download do Release Completo
01 – OH2C: Surf, Skate e Sonhos, seria o resumo da Skatista Thais Yeleni?
Thais Yeleni: Eu acho que o surf, Skate e sonhos seria o resumo da skatista (Thais Yeleni Ferreira), porque o surf sempre foi um sonho desde a infância, mas como moro no cerrado, não conseguiria surfar e o skate foi a ferramenta que através dela consegui realizar esse sonho, então acho que sim, que seria o resumo da skatista (Thais Yeleni Ferreira), surf, skate e sonhos e se tem um sonho, corre atrás que você vai conseguir.
02 – OH2C: O que sentiu quando foi Campeã Brasileira de Skate Longboard Classic em 2015?
Thais Yeleni: Cara, não sei explicar o que eu senti quando eu fui Campeã Brasileira de Skate LongBoard, é uma sensação ímpar, até porque na etapa que eu fui campeã aqui em Brasília foi no “Overmite”, é um campeonato muito conceituado e eu tava treinando e tal, mas assim só pra não fazer feio, afinal to sempre participando com homens e acabou que um final de semana antes da competição eu torci meu joelho, eu já tinha um lesão, um ligamento medial, eu já tenho meu ligamento cruzado anterior rompido e achei que eu não ia poder descer no dia, fiquei uma semana fazendo fisioterapia e no dia só aqueci e vi que ia conseguia descer e fiz uma descida até tranquila, acho até que por causa da pressão de estar machucada e tal, e quando veio a notícia de que fui campeã, foi realmente imensurável essa sensação, foi muito bom, fiquei muito feliz.
03 – OH2C: Como surgiu a ideia de criar a Associação Classic Brasil Esportes Radicais ACBER?
Thais Yeleni: A Associação Classic Brasil veio de uma necessidade de realizar eventos e campeonatos, eu sou uma das fundadoras da associação Long Brother’s em Brasília e uma das fundadoras da Federação de Skate do Distrito Federal e com o andar do tempo, tanto na associação como na federação eu acabei me afastando, tomei outros rumos e como tinha o grande sonho de fazer o campeonato no eixão norte, a gente fundou a Associação Classic Brasil para fomentar campeonatos, fomentar a skate, fomentar o surf aqui Brasília, mesmo que na há água. Enfim, foi dessa necessidade que a gente criou essa associação e através dessa associação veio o primeiro campeonato de skate de longboard confederado com premiação em dinheiro para os profissionais, foi lindo o campeonato que a gente fez no eixão norte e esse foi o primeiro de muitos estão por vir.
04 – OH2C: É fácil conciliar o lado empresarial, com a vida de atleta no Brasil?
Thais Yeleni: Não é nada fácil conciliar o lado empresarial com a vida de atleta no Brasil. Primeiro que pra você ser um empresário nesse Brasil, você precisa ser um herói, porque é tanta burocracia, dificuldade com fornecedora, é tanto imposto, é tanta coisa difícil que empreender já é difícil e você conciliar a vida de atleta, de não ter tempo é muito complicado. Tem que ter uma disciplina, tem que ter um foco e muitas vezes eu só posso treinar domingo, ae deixo minha família, almoço, as vezes tem que viajar a trabalho, então é bem complicado, tem que ter uma força de vontade, que eu falo que é da alma mesmo.
05 – OH2C: Você é federada a Federação de Skate Nacional e da FSKTDF?
Thais Yeleni: Eu sou uma das fundadoras da Federação de Skate do Distrito Federal, a FSKTDF, que a gente inclusive filiou, eu fui até em São Paulo entregar a documentação na confederação brasileira e depois disso eu não sei o que aconteceu que a federação não está aceitando filiação, mas eu sou filiada por natureza, porque eu sou fundadora, na época eu era do Long Brother’s e sou fundadora dessa federação que é tão importante pra nós do SKATE.
06 – OH2C: E como é a relação das federações com a atleta? No caso eles dão suporte ou apoio?
Thais Yeleni: Olha, eu desconheço o apoio, acho que da pra alguns. A gente não tem tido muito FeedBack do que tem acontecido na federação, então não posso falar, o que a gente vê é que o apoio deveria ser muito maior, as federações com os atletas deveriam dar mais apoio, não só pro atleta mas pela cena do skate como um todo. Mas como acho que são confederações novas, ainda estão aprendendo e com o tempo espero que essa profissionalização chegue logo, porque tamo ae, as olimpíadas chegou pro skate e pra vocês verem, hoje quem está a frente do skate nas olimpíadas é federação do patins e do hockey, então é porque a gente realmente falhou em algum momento, e a gente precisa de se profissionalizar e cada vez mais dar base pro nosso esporte aqui no Brasil que é tão amado e tão praticado.
07 – OH2C: Quais são seus planos para o futuro?
Thais Yeleni: Meus planos para o futuro é consolidar minha vida espiritual focado em Deus, cuidar da minha saúde física e continuar praticando meus esportes, ter cuidado com a minha família, com meu amigos, e continuar com meu trabalho de consultoria, trazer o surf pra Brasília, junto disso uma pista de Skate. Então meu foco é me estabelecer nas minhas consultorias e trazer um projeto muito bacana pra Brasília que é de Skate, Surf e tem muita coisa boa vindo por ae.
08 – OH2C: Quais as qualidades que um skatista deve ter, para enfrentar as descidas de ladeiras etc?
Thais Yeleni: A maior qualidade que um Skatista deve ter é a vontade, é querer estar ali, treinar, porque assim veio um pouco a moda e as vezes as pessoas parece que a gente fala que não é picada, que estamos ali andando apenas por modismo, mas assim é a qualidade de perseverança, de querer de estar ali, de ver uma manobra e falar, cara acho que nunca vou conseguir, mas vai la e tenta, porém sempre com muito cuidado, eu sou uma pessoa que bato na tecla de estar com todos os equipamentos, porque isso ajuda bastante. Então eu acho que a principal qualidade é essa, skate na alma, skate no coração, nisso a pessoa consegue fazer as manobras que acha que nunca iria conseguiria fazer.
09 – OH2C: Pela sua experiência dentro do Skate e no Surf, deixe um recado para todos que esta começando agora?
Thais Yeleni: A minha experiência diz que tenha perseverança, porque se você quer tanto no skate como no surf, e no surf mais ainda porque o surf é localismo, mas se você quer, vai devagarzinho, não desista, vai treinar, encontre com pessoas, converse, que eu tenho certeza que você que estar começando, vai ter uma hora que vai ser muito feliz conseguindo galgar, realizar esse sonho do skate e surf que não são esportes fáceis. As vezes a gente acha que ali tem uma segregação, tem uma galera, uma turma, mas não, entra, cai de cabeça, que você vai ver que é um esporte que realmente transforma vidas.
10 – OH2C: Pra finalizar deixe um salve a todos conectados no Portal OH2C que acabaram de conhecer um pouco da atleta e empresária Thaís Yeleni.
Thais Yeleni: Eu deixo um salve pra galera do Portal OH2C, um portal super conectado nos esportes radicais, fomentando o skate, fomentando o surf, fomentando a música, fomentando os esportes radicais. Se conecte ae, tem muitas novidades, qualquer coisa mandem mais perguntas, vamos ter outros entrevistados e se conecte ae com a gente que é um portal bem legal que está fortalecendo muito a cena do esporte radical nesse Brasil, e agradeço de ter sido uma das escolhida para participar do Projeto “Vocês Escolhem, Vocês Decidem”, muito obrigada a todos.