Desconstruindo a SECNP/Skate: Este Carrinho Não Polui! – Portal OH2C
Já há alguns anos circula por aí a imagem inspirada em uma placa de regulamentação de trânsito com os dizeres Skate: Este Carrinho Não Polui!, seja de forma despretensiosa ou mais pontual em eventos oldshool e de rua.
Mas o que será esta tal de Skate: Este Carrinho Não Polui!? Uma ação? Uma campanha? Uma iniciativa? Uma marca? Uma ideia?
Seria ela algo ligado ao Meio Ambiente ou a Mobilidade Urbana? Como teria surgido? De que lugar do Brasil?
Algumas destas respostas conseguimos sanar quando entramos em sua pág no Facebook, a @secnp, criada em 2015. Outras fomos obrigados a pesquisar.
Logomarca
A logo foi inspirada em uma ação da Street Tow dos anos 80; Skate: Direito do Cidadão, Dever do Estado, quando o skate punk era a cara do skate nacional, hoje, 30 anos depois, ao usar uma camiseta com estes dizeres, estaríamos arriscado a ouvir: “Mais mercado, menos estado!”.
Lançamento
Após uma série de eventos em 2009, a campanha teve seu lançamento no Parque da Juventude no Carandiru em São Paulo, no mesmo mês que o lançamento da campanha que permite o transporte de bicicletas no último vagão dos metros em SP.
Algumas destas ações contaram com a participação do time da Stall Up e dos skaters Gnomo e Zik Zira, além da cobertura do Fotógrafo Mug.
Conceito
A campanha teve várias alterações durante estes anos, visto que a princípio a proposta estava focada no comportamento, conscientização e educação ambiental através da recuperação das praças na cidade de São Paulo, onde jovens se reúnem, curtem, mas alguns esquecem que após seu uso outros cidadãos irão fazer o mesmo.
A meta nesta fase era juntamente com parceiros adotar praças; cuidar e conscientizar estes jovens e ao final fixar uma placa da SECNP e do parceiro que ajudou, deixando até mesmo algum obstáculos como bancos exclusivos para a realização de manobras no mesmo. O que não foi possível pela alterações jurídicas do Prefeito Kassab e o projeto Cidade Limpa na cidade de São Paulo.
Adptação as Leis
Durante esta fase a SECNP continuou a disseminar sua ideia com a analogia do “carrinho” sustentável e de desisteriotipar o skatista. Priorizou então alinhar o conceito também, a mobilidade urbana. Estava na hora de conseguir o apoio e chancela do poder público: DETRAN CET, SMTU entre outros.
A fase que viria a seguir, seria aproximar a campanha dos skatistas para fortalecer o engajamento, o que se deu com apoio a eventos de rua e contou com a sincronicidade da popularidade das ciclovias.
O que deu credibilidade a SECNP junto as entidades que gerem o skate no Brasil, dentre elas a CBSK.
Hoje a SECNP ou a Skate: Este Carrinho Não Polui!, após eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Peru, Sta Catarina, São Sebastião, Mairiporã, entre outros, tem como objetivo mostrar para a sociedade para que veio, e se prepara para organizar o seu primeiro evento autoral, onde poderá de forma física e in loco abordar todos os temas que estão implícitos no seu slogan, como: Mobilidade Urbana, Modais, Educação e Conscientização no Trânsito e no Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e as relações interpessoais, tudo através do edutenimento.
Também levantamos que a SECNP, faz parte de um conjunto de ações criada para a campanha “guarda chuva” Ainda Há Tempo, do Instituto Tribunow, que chama a atenção para as questões referentes ao Aquecimento Global, mas isso fica para outra oportunidade.
No LAZER, no ESPORTE ou no TRANSPORTE… Skate: Este Carrinho Não Polui!
Redes Sociais: facebook @secnp / insta @secnp_sk8