Cultura Hip-Hop Celebra 50 Anos e Reafirma Compromisso com a Igualdade e Respeito – Portal OH2C
Cultura Hip-Hop Celebra 50 Anos e Reafirma Compromisso com a Igualdade e Respeito
Nota repudia machismo cometido contra mulheres e pessoas de gênero dissidente na construção nacional da celebração do cinquentenário.
A cultura Hip-Hop completa 50 anos de existência, e neste ano celebrativo, convidamos todos os praticantes a refletir sobre os valores fundamentais que essa cultura nos trouxe e que servem como base para nossas ações: paz, amor, diversão e união.
Em um momento de luta e reconstrução, após anos de desafios provocados pela barbárie da extrema direita, o Hip-Hop se mantém como o mais forte movimento cultural pós-ditadura, inspirando a juventude preta e periférica a exercer sua cidadania desde os anos 1980. Continuamos a enfrentar os desafios históricos do racismo, do colonialismo, dos preconceitos e das lutas de classes, demonstrando nossa resistência e resiliência.
Estamos em constante evolução no entendimento das novas identidades e orientações de gênero, mas ainda temos muito a avançar no respeito aos espaços das mulheres.
Infelizmente, as comemorações dos 50 anos de Hip-Hop no Brasil têm recebido inúmeras denúncias de agressões e abusos físicos e psicológicos, tanto presenciais como virtuais, além de assédio de todos os tipos, praticados, sobretudo, contra as mulheres e pessoas de gênero dissidente.
Diante desses fatos, somos chamados a assumir nossas responsabilidades como zeladores do intransponível respeito a todas as pessoas que se tornaram vítimas desses ataques. Misoginia, machismo e todas as suas formas nefastas de manifestação, bem como a lgbtqianpfobia, gordofobia e o racismo, serão definitivamente rechaçados dessa construção.
Com o objetivo de vislumbrar novos tempos e promover uma cultura Hip-Hop ainda mais inclusiva, anunciamos um período de reestruturação completa de todas as ações que compõem essa articulação. Os grupos serão remodelados, buscando garantir rotinas livres de quaisquer interrupções no processo democrático e horizontal, onde todos sejam ouvidos e respeitados.
Nossos 50 anos são uma marca de orgulho e celebração, mas também de reflexão e compromisso com a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. A cultura Hip-Hop seguirá em frente, inspirando e transformando vidas, com a certeza de que a união e o respeito são pilares essenciais para alcançarmos um futuro melhor para todos.
Para mais informações e atualizações sobre as comemorações dos 50 anos de Hip-Hop do Brasil, acompanhe nossas redes sociais e esteja engajado nessa jornada de transformação.
Fonte: Construção Nacional do Hip Hop / @cnacionalhiphop
Fortaleça, Clique e Compartilhe
Portal OH2C – Valorizando e Divulgando SEMPRE o Cenário Nacional.