Alísson Skatista Cubatense Utiliza o Esporte e a Ação Social para Revitalizar Espaços Públicos da Cidade – (Clique e Compartilhe)
Cidadão do Bem – Alísson Skatista Cubatense utiliza o Esporte e a Ação Social para revitalizar espaços públicos da cidade.
Morador de Cubatão, o soldador industrial e praticante de skate, Alisson José da Silva, utiliza o esporte e a ação social para revitalizar alguns espaços públicos da cidade. A atividade começou em 2016 por acaso, quando em um período de transição entre um emprego e outro, nas paradas temporárias de polo industrial, Alisson resolveu juntar alguns amigos e organizar um campeonato de skate no Parque Anilinas para incentivar crianças e novos adeptos do esporte.
Em visita ao local, Alisson encontrou a pista de skate do Parque Anilinas com muitos problemas e sem a devida manutenção.
“A pista tinha muitos problemas, a área estava muito suja, com buracos, sem ralos de escoamento de água, grade de segurança corroída com perigo de cortes ou acidantes maiores, entre outros problemas. Queria muito organizar esse campeonato no Parque Anilinas para incentivar os novos praticantes, mas era impossível fazer o campeonato ali.” recorda o atleta.
Desta forma, Alisson convocou alguns amigos para um mutirão de reparos necessários. Em 10 dias foram prestados serviços de manutenção geral com lavagem e limpeza da área, jardinagem, vedação de rachaduras e buracos, solda, pintura de toda a pista e intervenção artística com grafitteiros. Graças a esta ação, a área ganhou também um novo sistema de iluminação com instalação de 4 novos refletores de grande potencia para a prática do esporte em horário noturno. Todos os materiais da reforma foram conseguidos através de doação no comércio da cidade ou comprados com o dinheiro arrecadado por Alisson com seus amigos.
“Juntei cerca de 20 amigos e decidimos tudo que precisava ser feito. Se não tinha algum profissional da área no grupo, logo algum membro lembrava o nome de alguém e nós convidávamos para ajudar. Você podia ajudar com o que pudesse oferecer… alguns doavam material, outros trabalho braçal, outro levava um refrigerante ou lanche. Quem não sabia fazer nada, e nem tinha dinheiro para contribuir, ia lá pra contar piada e distrair o ambiente…” lembra gargalhando. Depois desse mutirão, a pista ficou perfeita para a prática e o campeonato foi um grande sucesso.
Após o campeonato, alguns amigos do bairro onde mora, no Jardim Costa e Silva, resolveram se unir para reformar uma pequena praça. E lá estava Alisson novamente:
“Alguns amigos de infância me convidaram para reformar uma pequena praça do bairro onde moro, e onde cresci brincando. A experiência do Parque Anilinas tinha sido muito motivadora, e gostaria de poder fazer isso no meu bairro também. Como ainda não estava trabalhando, topei na hora! Demoramos um pouco para conseguir montar uma equipe e agendar uma data com todo mundo, mas deu tudo certo. Capinamos o mato, fizemos uma limpeza geral na praça, com manutenção e pintura. Quando um cansava, o outro pedia a ferramenta e o trabalho não parava. Foi muito produtivo e só foi possível através do esforço e dedicação de todos”.
Após um novo período empregado no polo industrial da cidade, onde trabalhava de domingo a domingo, Alisson se vê novamente desempregado e revesa a procura de uma nova oportunidade de trabalho com a prática do skate, como atividade física e terapia, para não pensar apenas no desemprego. E foi em uma sessão de skate, na Praça da Cidadania, na Vila São José, que Alisson resolveu fazer mais uma ação de revitalização de praça:
“Desde a construção da pista de skate, na Praça da Cidadania, foi verificado que os equipamentos não estavam adequados para a prática do esporte. Como estava com tempo, convidei alguns amigos e fizemos os ajustes necessários na mini-ramp do local. Passei uma semana fazendo serviços de solda e calderaria. Logo após, voltei a trabalhar de domingo a domingo. Depois de um tempo, voltei lá com os amigos, pintamos entregamos para a comunidade em um evento no bairro. Mesmo não morando lá, é legal ver que o pessoal do skate tem mais uma opção para a prática na cidade.”.
Mas se você pensa que o Alisson para quieto e pensa só em skate, está muito enganado! Após o desligamento de mais um trabalho temporário, e a espera de mais uma oportunidade nas paradas do polo industrial, o rapaz foi visitar um amigo de profissão na Vila dos Pescadores e logo sugeriu:
“Cara, dei uma olhada na quadra de esportes na entrada do bairro e estou com o tempo livre. Vamos dar uma reformada geral no espaço?”
Ao explicar seu método de trabalho, salientou que o apoio e a integração da comunidade é fundamental para o sucesso da ação, e na mesma hora seu amigo se encarregou de encontrar novos voluntários dentro do próprio bairro. Juntou comerciantes, time de futebol e uma infinidade de profissionais das mais diversas áreas, que também estão desempregados, e se propuseram a ajudar. E assim nasceu mais uma uma revitalização!
Durante uma semana, trabalharam duro na manutenção, reforma e pintura da quadra de esporte e da área de brinquedos anexo a quadra. Foi construído também um banheiro público, com fechadura, para uso nos dias de jogos na quadra, e transformação na parou por aí:
“Além de toda limpeza, reforma e pintura da quadra de esportes do bairro e a área em volta do equipamento, reconstruímos todo o playground para as crianças com brinquedos novos. Construímos também rampas e corrimões de acessibilidade. No dia da inauguração, um amigo ficou sabendo da reforma e conseguiu a doação de um gramado sintético usado, onde aplicaremos na área das crianças. Sei que as vezes é muito cansativo e desgastante, mas faço porque sei que uma cidade melhor depende de mim e de você, e juntos, podemos construir um lugar melhor para nós e para nossos filhos, e o sorriso de uma criança paga tudo isso. Quando a comunidade entra junto e acredita que podemos fazer e acontecer, tudo dá certo!”
A página Cubatão Online, como o Alisson, acredita que com a ajuda de cada um, juntos, podemos fazer uma cidade melhor para todos!
Fonte: Cubatão OnLine